miércoles, 5 de marzo de 2014

Como cuidar e conservar bem suas miniaturas...



Muitas vezes acidentes ocorrem, ou compramos miniaturas de outros colecionadores que podem possuir avarias, neste caso, restaurar é uma alternativa latente, para retomar a beleza original da miniatura, bem como, cuidados simples podem evitar danos futuros. Neste guia você encontrará dicas simples e aplicáveis de conservação e restauração de miniaturas de metal em escala.
Quem coleciona miniaturas sempre fica na dúvida: Qual será a melhor maneira de conservá-las como novas? O primeiro cuidado é manter seus carros longe da poeira, expondo-os em vitrines fechadas ou em caixas (“displays”) especiais de acrílico ou vidro. Isso já ajuda, e muito.
O segundo passo é mantê-los sempre longe de crianças e empregadas domésticas, que são os maiores predadores das miniaturas (de qualquer tipo). Crianças, porque acreditam estar diante de maravilhosos “brinquedos”, e empregadas, que mesmo com a maior boa vontade do mundo, pensam estar ajudando na limpeza, e na verdade estão destruindo os pobres modelos. É aí que vão embora detalhes, adesivos, pára-choques, limpadores ... Por isso, deixá-los trancado ajuda a evitar pó e mãos indesejadas.

LIMPANDO

A principal pergunta de todo o colecionador e como limpar uma miniatura, já ví "receitas absurdas", portanto, antes de aplicar uma dica, pense: Este conceito eu poderia aplicar em outro produto de igual "delicadeza"? Se positvo, vá em frente...
As miniaturas são objetos frágeis e suas pinturas mais delicadas ainda, pois a camada é tão fina que qualquer coisa pode removê-la. Ao comprar uma miniatura de metal em escala que esteja suja, sempre limpe a parte externa com um pano macio e seco, se não adiantar, umedeça o pano, com água e um "pouquinho" de detergente neutro, e limpe com movimentos leves, para evitar estragar algum adesivo.
A parte interna deve ser limpa com cotonetes úmidos e depois seco com cotonetes secos, não deixe molhado, pois pode ocasionar mofo.

POLINDO

Agora pensando na polimento, você deve ter à mão os seguintes itens: flanela, algodão e cera automotiva ou lustra-móveis, em seguida, aplique com o algodão um pouco de cera automotiva (ou lustra-móveis).
De preferencia o lustra-móveis, pois é um produto mais suave que a cera e de excelente resultado, além de ser muito mais fácil de ser removido. Aplique com cuidado, em movimentos circulares e espere um pouco até secar. Remova com uma flanela e dê o polimento final com algodão limpo.
Caso seja necessário, limpe os pneus e outras partes de plástico ou borracha com cotonete e um pouco de silicone liquido, usado para dar brilho em plásticos de automóveis. Duas dicas: evite aplicar qualquer desses produtos sobre adesivos e, sempre que pegar um modelo com as mãos, limpe-o em seguida com uma flanela. A gordura e ácidos presentes nas mãos podem, com o passar do tempo, danificar a pintura. Já vimos muitos Franklin Mint com a pintura irremediavelmente perdida; por isso alguns deles vêm acompanhados de luvas para permitir o manuseio.

COMO ARMAZENAR UMA MINIATURA

Outra questão importante diz respeito ao armazenamento, evite deixar sua mini exposta ao pó, pois se assim for, você terá sérios problemas para mantê-la em bom estado, entretanto, mesmo armazenando a mini em uma estante fechada ou display feito sob medida também pode ser perigoso...
As miniaturas têm tinta, têm pneus de borracha, etc, tudo isto é composto por derivados de petróleo, automaticamente, podem liberar gases que combinados com outros compostos do local de armazenamento podem ocasionar reações quimicas que com o tempo podem danificar a miniatura, neste caso, sempre tenha alguns cuidados, como abrir periodicamente o local de armazenamento, nem que seja por 1 minuto, para liberar os gases; se as prateleiras forem de vidro, não coloque a miniatura diretamente sobre o vidro, pois é muito comum o chamado "derretimento" dos pneus, que é ocasionado por reações químicas do vidro e da borracha, use uma base expositora, ou coloque uma simples "caixinha de fósforo" sob a mini, suspendendo-a. Se a prateleira for de madeira pintada ou envernizada, coloque um feltro sobre a prateleira, forrando a mesma, evitando as reações químicas da tinta do expositor com as borracha das minis. Outra dica importante é periodicamente, girar as rodas da miniatura, pois com o passar do tempo e o peso da miniatura estática, os pneus vão ovalando-se, portanto, um simples ato de girar a roda, mudando o locar de pressão já resolve.
Evite colocar suas miniaturas sob ação direta da luz, pois pode ocasionar o desbotamento da pintura, como ocorre nos carros reais, evite também o calor excessivo e a umidade.
Caprichem nos cuidados com suas miniaturas para as terem por muito tempo!

2 comentarios: