miércoles, 5 de marzo de 2014

O que é LOWRIDER?



Traduzindo podemos dizer que a palavra Lowrider significa "andar baixo".
Poderiamos dizer ainda que Lowrider a grosso modo, é um veículo que apresenta uma pintura especial, com rodas especiais e um sistema hidráulico na suspensão que faz com que ele tenha movimentos, como por exemplo : PULAR ou andar bem perto do CHÃO !  MAS NÃO É SÓ ISSO !!!
Quando se fala em Lowrider, se fala em arte, cultura, imaginação e filosofia de vida. Antes de mais nada não podemos esquecer que o Lowrider, faz parte da cultura "Chicana". O Lowrider é um dos componentes mais importantes que em conjunto a outros elementos formam a cultura Chicana como um todo. Os Chicanos (mexicanos que residem em Los Angeles-L.A.), são os idealizadores e inventores do Lowrider. Em meados de 1956, Frank Aguirre deu o primeiro passo para a criação do Lowrider, quando em um "Corvette" do ano, aplicou pela primeira vez a pintura personalizada com purpurina e mais alguns detalhes e acessórios no carro. Na época não havia nada parecido, e o carro por ele modificado se destacava de todos os outros modelos existentes. E não para por ai !

A EVOLUÇÃO

Os anos se passaram e as técnicas e ideias em cima dos carros foram evoluindo, até que tomasse grandes proporções a ponto de utilizar-se sistemas hidráulicos acionados por bombas que fazem com que o carro realize movimentos até então imagináveis.
No começo algumas peças eram adaptadas na montagem, como por exemplo os dumps (peças de avião), e depois com o tempo começaram a fabricar os Kits de hydraulics exclusivamente adaptados para os carros. Acabou virando realmente um conceito diferente para carros grandes, compactos e pick-up's e muito mais. Uma forma de valorizar a imaginação e influência da cultura Chicana nos E.U.A. principalmente em Los Angeles. No final dos anos 70 e inicio dos anos 80, ocorreu a explosão maior do Lowrider, com a realização da primeira feira oficial de Lowrider na "Califórnia" em 1979. A partir de então outras feiras vieram, eventos, revistas, filmes e a indústria de peças e lojas especializadas em Lowrider.


Nos dias de hoje o Lowrider é a forma de MOTORSPORT que mais cresce nos E.U.A. conforme publicação de livros e revistas especializadas. Vários modelos de carros estão voltados para o Lowrider criando estilos como os "EUROS", "BOMBS" e as "LOWBIKERS".
O carro mais utilizado para criação do Lowrider é o Chevrolet IMPALA, porém outros carros também podem ser utilizados tais como: Cadillac, Lincoln, Monte Carlo, El Camino, Oldsmobile, etc, e para os carros nacionais o Galaxie, e o Landau.
O Lowrider vai além do fascínio dos admiradores de carros em geral e segue caminhando ao lado do maior movimento cultural de todos os tempos.
O movimento Hip-Hop ! A partir de então Rapper's, negros, brancos e até membros de gangues,
passaram a adotar o Lowrider, e faze-lo sempre presente até os dias de hoje. E como não poderia
deixar de ser o Lowrider foi difundido em diversos Países do mundo tais como : JAPÃO, EUROPA, AMÉRICA LATINA e do NORTE e no BRASIL ! Então é desta forma que o LOWRIDER surgiu para o mundo e como ele esta presente através da Arte e da Cultura... VIVA LOWRIDER...


No hay comentarios.:

Publicar un comentario